🙋‍♂️ Salve Pessoal, tudo bem por aí? Como foram as festas? Começando 2023 respondendo uma pergunta que muita gente está me fazendo: – “Guedes, o que você achou do “Metaverso” em 2022″

Vou dar aqui a resposta sincera, de quem passou o ultimo ano criando escritórios virtuais persistentes (metaversos corporativos) para o engajamento de equipes remotas de mais de 100 clientes:

“A TURMA QUIS É FAZER BARULHO”

Isso mesmo. Metaverso em 2022 foi, no meu ponto de vista, um grande tubo de ensaio de laboratório de testes, e uma ferramenta pra turma do marketing fazer “oba-oba” e dizer “olha que legal, nossa empresa está no metaverso! Uhull”

A pergunta é “Que Metaverso ?” A maioria nem sabe efetivamente o que é “Metaverso”… 🤷‍♂️

Fazer ativação pontual 3D em espaços virtuais (que 75% dos brasileiros não conseguem acessar) e depois não dar continuidade, sinto muito lhes dizer mas isso não é efetivamente usar o metaverso para o propósito que ele está sendo desenvolvido.

Eu diria que isso é no máximo, fazer um teste com tecnologia 3D, e promover barulho na mídia pra mostrar que a empresa é “moderninha“.

Durante o ano, na EPIC METAVERSOS, recebemos diversos pedidos para “criarmos metaversos” em várias plataformas. Decentraland, Sandbox, Fortnite…

80% desses pedidos eram pra fazer ativações pontuais. Festinha disso, evento daquilo… nada efetivamente persistente, que gere efetivo valor… Os outros 20%… o cliente não sabia o que tava pedindo.

Enfim, não quero criar aqui um textão de como as empresas perderam dinheiro à toa em 2022 achando que estavam fazendo algo útil no metaverso, mas sim registrar o que eu vi:

“dinheiro jogado no lixo pra dizer que a empresa “entrou no metaverso”.

“Ah Guedes, mas valeu o teste, não?” SEMPRE! Mas tem testes mais interessantes para agregar valor para colaboradores e clientes, que não sejam pontuais, com desperdício de dinheiro. Mas tudo bem se virou capa de midia social né?

Em outra resenha, vou falar de como andou a TECNOLOGIA, e não o uso dela… mas é outro papo!

Bom, se quiser trocar uma idéia de como se deve criar um metaverso persistente, pra agregar valor para colaboradores e clientes, e não só para fazer barulho, fala comigo!

Abs e até a próxima resenha! @epicguedes